quarta-feira, 21 de setembro de 2011

GRÊMIO ESTUDANTIL - Ação, conexão e cidadania

A posse solene dos alunos eleitos para o Grêmio Estudantil da 1ª CRE aconteceu dia primeiro de julho. Na cerimônia, repleta de crianças e adolescentes engajados em sua nova missão, ficou estabelecido entre professores, gestores e pela CRE, que os encontros entre eles seriam constantes, para que nesta interação, pudessem dialogar e discutir melhorias para suas escolas.


Fatima Sueli, Assessora da 1ªCRE reuniu sua equipe e juntamente com representantes do NSEC-01 (Saúde, Educação e Assistência Social) comprometeram-se em pensar em um meio de dar vez, voz e espaço para que, de fato, cada presidente do grêmio estudantil pudesse cumprir seu papel de representação dos alunos de sua escola.

Em meio a reuniões, e-mails, telefonemas e uma imensa vontade de todos os parceiros em transformar sonhos em realidade, surgiu a idéia de usar a redes sociais e a tecnologia digital para alcançar os alunos. Nasce então o blog FALA GRÊMIO.



Este ambiente virtual vem com o objetivo de integrar alunos e escolas, mediados pelos representantes da Educação, Saúde e Assistência Social. Deste modo, todos podem dar sugestões, fazer críticas, trocar idéias e aprender a conhecer seus direitos e deveres. Sem contar que, por estarem sempre conectados, o blog se torna o caminho ideal para esta interação.

Falando em sonhos que se tornam reais, foi logo marcado um encontro com o grêmio para o lançamento oficial do blog no Centro de Artes Calouste Gulbekian. As escolas receberam um convite especial para levarem seus representantes. A Equipe do NSEC-01 não poupou esforços e preparam tudo com muita dedicação e carinho para receberem os jovens alunos.


Em 16 de setembro no Centro de Artes Calouste Gilbekian, a equipe da Assessoria da 1ªCRE, os parceiros da Saúde e Assistência recepcionaram os ilustres convidados. Os olhos brilhantes e sorrisos abertos dos alunos que chegavam, davam ao ambiente um tom de festa .


Logo na recepção, a professora Fátima Baçal recebia os cartazes confeccionados pelas escolas, para a exposição. Na parede, um painel convidava os alunos a deixarem frases e recados. Em seguida, cadastravam sua presença com a Professora Luciane. O professor José Luis não parava quieto. Coordenando o evento, recebia os convidados, explicava o encontro, mostrava o ambiente, exibindo a todo instante o orgulho e a alegria de colaborar com um acontecimento tão esperado!


O cenário era um espetáculo à parte. Alunos, pais e professores tiravam fotos enquanto a cerimônia não começava. Fatima Sueli, ao lado do telão, iniciou sua fala, agradecendo a presença de todos, e confessou sua felicidade em poder estar concretizando o sonho de todos os parceiros envolvidos no projeto. Apresentou Sylvia, representante da Saúde, Lourdes, da Assistência Social, Aline da Secretaria de Saúde (GTI), Dione, Patrícia e outros parceiros fiéis nas ações de melhorias para a juventude e que se dedicaram ao encontro, a fim de torná-lo um marco em prol da qualidade de vida e educação para todos.


Cada parceiro recebeu das mãos de José Luis, uma rosa vermelha, simbolizando o respeito e amor por um trabalho alicerçado no desejo incansável de transformar projetos em ações.

Fátima perguntou a grande plateia de jovens, quem acessava a internet, quem tinha facebook, quem gostava de se conectar. Obviamente, braços de levantavam, e gritos encheram o lugar. A realidade é que nossos alunos são nativos digitais, e até mesmo a palavra “conexão” desperta imediatamente a vontade de teclar e interagir. De olhos vidrados no telão, adultos, adolescentes e crianças acompanhavam as novas páginas do blog.


As imagens ficaram ainda mais interessantes, quando todos perceberam que as fotos tiradas naquele momento, eram imediatamente postadas no blog. E entre máquinas digitais, filmadoras, tablets e laptops detectamos que as visualizações cresciam a cada minuto.

Ficou claro que o que era para ser um encontro para lançamento do blog, superou as expectativas e se transformou em um mega evento. Estavam presentes na festa, o Bairro Educador, representado por Priscila (B.E Mangueira), Yohana (B.E Santa Tereza), Caroline (B.E de Santo Cristo) e Sabrina (B.E de São Carlos e Catumbi). As jovens representantes estavam animadas e apostando na parceria com as escolas.


O grupo de adolescentes Rap da Saúde, realizou atividades de jogos, dança e brincadeiras tendo Cidadania, como tema principal. Maria Luisa, do PET (Programa de Educação pelo Trabalho) estava acompanhada de alunos que participaram do encontro, e contribuíram com fotos e filmagem.
Vale destacar alguns depoimentos de alunos e professores: Thayane Pinheiro, aluna da Escola Municipal Benjamim Constant relatou que tinha orgulho de ser presidente do grêmio, e que seu objetivo era ajudar a colocar a escola pra frente. Aproveitou para contar que em sua escola todos estão empenhados nos torneios que acontecerão na Semana da Criança.


Joyce dos Reis, de apenas 10 anos, do 4º ano e representante da Escola Municipal Mestre Waldemiro disse que se empenha em ajudar a direção e os professores na campanha de reciclagem, no combate ao bullyng, e que mantém conversas frequentes com as turmas da escola.
Hanzo, de 9 anos, da turma 1402 da Escola Municipal Darcy Vargas, mostrou espírito de liderança, participando ativamente de todos as atividades: Brincou com o Happy da Saúde, respondeu a perguntas, tocou instrumentos no palco e relatou que quer mudanças em sua escola. Seu professor de Educação Física, Bruno Lima, que o acompanhava, era só emoção. Com olhos marejados de lágrimas, confessou que todas as etapas do grêmio, traziam a tona lembranças de quando ele era adolescente e representava sua escola. Bruno foi o grande incentivador dos alunos para que montassem suas chapas e participassem das eleições. Para ele, os benefícios do grêmio vão muito além do esperado, pois considera que a representatividade do aluno, é um exercício real de liderança, democracia e uma lição de cidadania para toda a vida.


Diana e João da turma 1402, estavam acompanhados de sua diretora Maria Cristina , da Escola Municipal Edmundo Bittencourt, que revelou estar feliz em participar de um momento de suma importância na integração dos alunos do grêmio. Já a gestora Márcia Cristina, da Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto, avalia o grêmio como o primeiro grande passo para as crianças aprenderem a decidir, ouvir e participar coletivamente de todas as atividades que proporcionam o crescimento da unidade.

Diretora Márcia Cristina,
da Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto

Diretora Maria Cristina da Escola Edmundo Bittencort
com seus alunos representantes
O evento, no entanto, ficou ainda mais colorido e emocionante quando o Professor Marciano subiu ao palco. Na Fundação Gol de Letra, ele ministra aula de danças aos alunos da rede.
Com muito carisma e energia contagiante contou que está desenvolvendo um trabalho de resgate à nossa cultura, ensinando danças folclóricas . Depois de uma bela demonstração de baião, convidou alunos e professores a conhecerem e testarem instrumentos . Mostrou o agogô, a panderola, surdo, e zabumba. Juntos, Professores e alunos fizeram um som que bateu forte no coração de todos. A plateia não segurou a emoção: bateu palmas, balançou os quadris, e tirou os pés do chão, no ritmo que foi do samba ao funk.

Em seguida, Brena e Taisa de 13 anos da Escola Municipal Mascarenhas de Moraes, contaram a história da dança africana Maculelê, e deram espaço à um espetáculo sem igual. Meninos e meninas com rostos pintados e bastões nas mãos, jogavam e dançavam Maculelê, demonstrando elegância, alegria e beleza a arte do nosso folclore.


Enganaram-se os que pensaram que a festa acabava ali. A pequena Noélia subiu ao palco para explicar a história do Boi da Paraíba que deu origem a dança que cultua a morte e ressurreição do boi. Surgiu então, um show de cores marcado pelas batidas do atabaque e por cerca de 10 minutos dançaram sem perder o folêgo. O Boi grande, majestoso e colorido balaiva entre os jovens, que contavam com o corpo e a voz a história do Boi da Paraíba.

A festa terminou com gostinho de “quero mais”. Entre abraços, troca de e-malis, blogs e telefones mais parcerias se formaram. Os adolescentes tiravam fotos e se despediram.

A inspiradora iniciativa da 1ª CRE e do NSEC -01 em unir o Grêmio Estudantil e parceiros da Educação, Saúde e Assistência Social revela o caminho para a construção da cidadania. Desafios surgirão, contudo, com a garra, competência e a vontade gigante que forma esta equipe, nenhuma barreira é intransponível.

A 1ªCRE e o Grêmio Estudantil acreditam na força da parceria em lutar por uma geração conectada, ativa, participativa e consciente dos seus direitos e deveres. Como cidadãos, seguem de mãos dadas, confiantes no Salto de Qualidade da Educação Carioca.

2 comentários:

  1. Boa iniciativa. Grande incentivo aos alunos, novos representantes do Grêmio. Parabéns a todos da equipe NSEC -01.

    ResponderExcluir
  2. Direção da Escola Alice do Amaral Peixoto26 de setembro de 2011 às 13:18

    A E.M. 01.07.013 Alice do Amaral Peixoto agradece o convite e reforça a importância do evento. O Grêmio estudantil é o primeiro passo em direção da formação de cidadãos conscientes e compromissados com as mudanças qualitativas nas escolas.

    ResponderExcluir