sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Prefeitura realiza terceiro exercício simulado de desocupação em comunidades de áreas de risco

A Defesa Civil Municipal realiza no próximo domingo, dia 11, às 10h, o terceiro exercício simulado de desocupação em mais 12 comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. O treinamento acontece simultaneamente em localidades da Mangueira, Engenho Novo, Praça Seca, Tijuca, São Cristóvão, Santa Teresa, Vidigal e Vila Isabel. Quando as sirenes forem acionadas, os moradores das áreas de risco deverão deixar suas casas e se dirigir a um dos 27 pontos de apoio pré-definidos pela Prefeitura.

No terceiro exercício, participarão os moradores de cerca de 1.900 residências localizadas em áreas de risco nestas 12 comunidades. Cerca de 500 pessoas, entre agentes comunitários e de meio ambiente, técnicos da Defesa Civil e voluntários, irão orientar a população a respeito do acesso aos pontos seguros. Nos locais haverá sinalização específica indicando as rotas.

Nos últimos dois meses, 32 comunidades já passaram pelo treinamento da Defesa Civil, mobilizando cerca de 11 mil famílias que moram em áreas de risco. Com os testes, o número de comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme em caso de chuvas chega a 44. Os equipamentos estão sendo implantados em outros pontos da cidade, e até o verão serão 60 locais com o sistema de sirenes.

A instalação do Sistema de Alerta e Alarme começou em janeiro, com um conjunto de sirenes no Morro do Borel, uma das comunidades com alto risco de deslizamento. O sistema é acionado caso a Defesa Civil e o Alerta-Rio identifiquem que as chuvas chegaram a níveis críticos nestes locais. Com o auxílio de agentes da Defesa Civil, de lideranças comunitárias e de moradores da própria comunidade, que passaram por capacitação, a população das áreas de risco é encaminhada para os pontos seguros mapeados na região. O sistema foi testado com sucesso durante as fortes chuvas que atingiram a região da Tijuca em abril deste ano, quando 11 comunidades tiveram as sirenes acionadas, e nenhum não houve registro de nenhum óbito provocado por deslizamentos.

As comunidades beneficiadas foram apontadas por mapeamento elaborado pela Geo-Rio. O sistema conta também com aparelhos celulares cedidos aos agentes e lideranças pela Prefeitura, que recebem SMS (torpedos) com alertas em caso de ocorrências de chuvas. Todas as comunidades mapeadas contam com representantes treinados para uso dos aparelhos.

Os agentes e líderes comunitários recebem, ainda, um relatório fotográfico da sua área e uma cartilha com orientações, além dos telefones celulares. Os moradores das áreas onde estão sendo instalados os equipamentos de alerta também ganham material educativo para orientá-los e familiarizá-los quanto ao funcionamento do sistema. A previsão da Prefeitura é realizar exercícios simulados mensalmente em todos os locais que contam o sistema instalado.

Veja a lista dos locais onde será realizado o simulado:

Mangueira, Morro dos telégrafos e Parque Candelária – Mangueira
Barro Vermelho – Engenho Novo
Travessa Antonina e Vila José de Anchieta – Praça Seca
Morro do Salgueiro – Tijuca
Tuiuti – São Cristóvão
Escondidinho e Prazeres – Santa Teresa
Chácara do Céu – Vidigal
Parque Vila Isabel – Vila Isabel

0 comentários:

Postar um comentário