domingo, 16 de outubro de 2011

15 de outubro - DIA DO PROFESSOR



O Professor André Nogueira, da Escola Municipal João de Camargo
 faz uma homenagem aos professores com uma mensagem comovente e especial.
Confira:

Educar, ato de transformação
André Nogueira Mendes


O processo educativo sempre nos impõe desafios, por isso, ele não perde o encanto e nos conduz além dos limites...

Na vida do educador não há rotina; é um engano quem pensa que há... Estamos sempre conhecendo pessoas, buscando conhecimentos e, principalmente, trocando afetos.

O educador não deve se deixar contaminar pelo desencanto, pelo desrespeito, pelo desamor e pela inércia. Educar pressupõe uma relação dinâmica, viva, rica e afetuosa entre educadores e educandos.

Educar é ensinar e aprender, educar é possibilitar não só a transformação do conhecimento como também de consciência; aliás esse é o nosso maior desafio.

Educar é, acima de tudo, um ato de transformação, criação e invenção. Por isso, podemos afirmar que não há fórmulas definitivas e acabadas no ato de educar.

A transformação é o pressuposto fundamental de um processo educativo. Mesmo porque os seres humanos não são seres estáticos, mas seres ricos, complexos e inacabados – ainda bem que inacabados...

Vou citar um autor por quem sou apaixonado: Guimarães Rosa. Ele nos dizia o seguinte:
“O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas, mas elas vão sempre mudando...”

Como educadores, devemos possibilitar a mudança e compreender as diferenças. Respeitar sempre o outro, vendo-o sempre como um semelhante; um igual e escolher caminhos. Por isso, a educação deve ser vista também como um ato político e ético.

Nunca devemos deixar de perguntar:
- Educamos para quê? - Queremos realmente a transformação?

No ato de educar devemos unir conhecimento, afetividade e possibilidade de mudança. O educador precisa ter como parâmetro a dignidade, o respeito e um profundo amor pelo outro, porque temos uma grande responsabilidade: transformar o outro sem ferir a sua autonomia. (Esse eu acho que é o nosso maior desafio: não doutriná-los, mas transformá-los, respeitando a autonomia.)

Peço a vocês que não se deixem contagiar com a desesperança e o desestímulo, já que a nossa sociedade é muito cruel com o professor e com o médico, vocês todos sabem disso. Mas apesar de toda desvalorização e desprestígio que essa sociedade impôs à nossa profissão, os EDUCADORES SÃO IMPRESCINDÍVEIS.

Precisamos recuperar a capacidade de nos encantar pela nossa profissão porque nós somos a consciência ética desse país. Não se esqueçam disso...

Sinto-me honrado em poder participar dessa transformação...
Um abraço e parabéns !!




A seguir, uma homenagem aos professores da 1ª CRE

1 comentários:

  1. Parabéns professor, pelo seu dia e pelo belo texto.
    Precisamos, urgentemente, resgatar nossa consciência e valorização profissional.
    José Luiz

    ResponderExcluir